“O Menino e a Garça” ganha Oscar de Melhor Animação
Oscar 2024, a academia de artes e ciências cinematográficas premiou o filme O Menino e a Garça (The Boy and the Heron), de Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli, como Melhor Filme de Animação na 96ª cerimônia do Oscar. O filme estava competindo com Elementos, Nimona, Robot Dreams e Homem-Aranha: Através do Universo-Aranha na categoria. Infelizmente, Miyazaki e o produtor Toshio Suzuki não puderam estar presentes para receber o prêmio pessoalmente. Este é o segundo filme de Miyazaki a vencer, após A Viagem de Chihiro em 2003.
- “Blue Lock -Episode Nagi-”: Anunciado novo trailer do filme
- O Menino e a Garça venceu como melhor animação no BAFTA
“O Menino e a Garça” ganha Oscar de Melhor Animação

Portanto nenhum filme de anime recebeu indicações no 95º Oscar no ano passado. INU-OH de Masaaki Yuasa e Science SARU, Drifting Home de Hiroyasu Ishida e Studio Colorido, e Goodbye, Don Glees! de Atsuko Ishizuka e Madhouse foram elegíveis para os prêmios naquele ano.
Sinopse
The Boy and the Heron (O Menino e a Garça) inspira-se na história do livro de Genzaburo Yoshino, lançado em 1937. No entanto a história do livro segue a jornada de Copper, um garoto de 15 anos que passa por uma grande jornada para descobrir o sentido da vida. Porém, Miyazaki afirmou que seu filme terá uma história diferente.
Sendo assim, o Menino e a Garça venceu a categoria de Melhor Filme de Animação no 81º Globo de Ouro no início deste ano. A Aliança de Jornalistas de Cinema Mulheres concedeu-lhe o prêmio de Melhor Filme de Animação em seus Prêmios EDA em 31 de dezembro. O 78º Prêmio de Cinema Mainichi anunciou antes de sua cerimônia em 14 de fevereiro que o filme receberá o Prêmio Noburou Oofuji, que homenageia obras animadas que oferecem novas formas de expressão criativa.
O Menino e a Garça estreou no Brasil no dia 22 de fevereiro. Por fim o filme também recebeu indicações dos Annie Awards (para longa de animação, direção e roteiro) e do British Academy Film Awards (para filme de animação).
Fonte: Oscars