Hoje(08), faleceu umas das lendas que marcou gerações de fãs no mundo todo, Akira Toriyama (Dragon Ball, Dr. Slump). Com esse sentimento de despedida, alguns mangakás famosos conhecidos pelos fãs, Masashi Kishimoto e Eiichiro Oda prestaram suas homenagens a Toriyama através das redes sociais.

Eiichiro Oda (One Piece)

  • “É muito cedo. O buraco é muito grande. A ideia de nunca mais ver você me enche de tristeza. Admiro muito você desde criança, e até me lembro do dia em que você me chamou pelo nome pela primeira vez. Também sinto falta do dia em que me diverti muito com o Sr. Kishimoto no caminho para casa, desde o dia em que ele usou a palavra “amigo” para nos referir. Também me lembro da última conversa que tivemos. Ele é uma das pessoas que pegou o bastão da época em que ler mangá deixaria você estúpido, e criou uma era onde adultos e crianças leem e gostam de mangá. Ele nos mostrou o sonho de que o mangá pode fazer coisas assim e que nós podemos ir para o mundo.
  • Ele me deu. Foi como assistir a um herói indo em frente. A emoção e o entusiasmo da serialização de Dragon Ball provavelmente estão enraizados na infância não apenas de artistas de mangá, mas também de criadores ativos em todos os setores . Essa existência é uma grande árvore. Para os artistas de mangá da minha geração que estiveram no mesmo palco, quanto mais me aproximava das obras de Toriyama, mais percebia que elas tinham uma presença maior. Quase assustador. Mas estou muito feliz em ver o homem tranquilo novamente. Porque amamos Toriyama-sensei no nível sanguíneo. Gostaria de expressar meu respeito e gratidão ao mundo ricamente criativo que Toriyama-sensei deixou para trás e orar por seu repouso do fundo do meu coração. Espero que o céu seja um mundo agradável tal como você imaginou.”.

Masashi Kishimoto (Naruto)

  • “Sinceramente, não sei o que escrever ou como escrever sobre algo tão repentino. Porém, por enquanto, quero expressar meus pensamentos e sentimentos ao Toriyama-sensei. Eu cresci lendo Dr. Slump nos primeiros anos da escola e Dragon Ball nos anos finais, e era natural para mim ter seu mangá ao meu lado como parte da minha vida diária. Mesmo que eu tenha enfrentado momentos difíceis, Dragon Ball sempre me fez esquecer disso. Foi um alívio para mim, um garoto do interior que não tinha nada. Porque Dragon Ball foi muito divertido! Quando eu estava na Universidade. De repente, o Dragon Ball que fazia parte da minha vida há tantos anos chegou ao fim. Senti uma incrível sensação de perda e não sabia o que esperar.

Kishimoto reforçou para Akira Toriyama dizendo: Mas, ao mesmo tempo, foi também uma oportunidade para compreender verdadeiramente a grandeza do sensei que criou Dragon Ball. Eu queria criar trabalhos como o de sensei! À medida que seguia os passos do meu sensei e aspirava a me tornar um artista de mangá, esse sentimento de perda começou a desaparecer.

  • Porque criar mangás era divertido. Consegui encontrar uma nova diversão seguindo meu professor. Meu professor sempre foi meu guia, ele era minha inspiração. Peço desculpas pelo transtorno, mas gostaria de expressar minha gratidão ao professor. Para mim, ele era o deus salvador e o deus do mangá. Quando nos conhecemos pela primeira vez, eu estava tão nervoso que não consegui dizer uma palavra. Porém, depois de encontrá-lo diversas vezes no comitê de seleção do Prêmio Tezuka, conseguimos conversar.
  • Como leitores de Dragon Ball, eu e o Sr. Oda voltamos a ser crianças, e quando conversamos animadamente sobre o quanto Dragon Ball era divertido, como se estivéssemos competindo um com o outro, o sensei parecia sorrir timidamente. Acabo de receber a notícia da morte do meu professor. Sinto uma sensação de perda ainda maior do que quando Dragon Ball acabou… Eu ainda não sei como lidar com esse buraco no meu coração. Agora não consigo nem ler o mangá de Dragon Ball. Não sei se consigo escrever corretamente este texto para transmitir os sentimentos ao meu professor. Todos ao redor do mundo ainda estavam ansiosos para ver seu trabalho. Se houvesse um único desejo de Dragon Ball para se tornar realidade… me desculpe, talvez isso seja um desejo egoísta, mas estou triste, sensei. Obrigado, Akira Toriyama-sensei, por todos os seus trabalhos agradáveis nos últimos 45 anos. E muito obrigado por tudo. E aos demais familiares que ainda estão profundamente tristes. Por favor cuidem-se. Rezo para que o Sr. Akira Toriyama descanse em paz.”

Confira os comentários dos fãs:

  • Kishimoto e Oda falando sobre o Akira me pegaram muito…
  • O Akira era a maior inspiração dele
  • Será que kishimoto vai fazer uma homenagem em Naruto ?
  • Dragon ball é um dos animes mais antigos a ainda estar nos topos de reconhecimento. Muitos mangakas devem ter Akira como inspiração
  • Kishimoto e suas palavras bonitas
  • Pô, esses relatos da experiência do kishimito e do Oda juntos com o Akira como seus discípulos pegaram demais, que tristeza, do Toyataro tbm que herdou o bastão em Dragon Ball

Vida e obras de Akira Toriyama:

Akira deu início à sua jornada criativa em 1978 com a cativante história de Wonder Island, que ganhou vida nas páginas da Weekly Shonen Jump. Em seguida, encantou os leitores com outros mangás notáveis, como Highlight Island e Tomato Girl Detective.

No entanto, foi com Dr. Slump, publicada semanalmente na Shonen Jump de 1980 a 1984, que ele conquistou o coração do público, gerando 18 volumes encadernados e se tornando a base do primeiro anime inspirado em uma obra de Toriyama.

Seu nome brilhou ainda mais com a icônica série Dragon Ball. Reconhecida como um dos pilares da “Era Dourada da Jump”, Dragon Ball tornou-se um fenômeno global, levando Toriyama a dedicar-se intensamente à série de 1984 a 1995. Durante esses onze anos, ele produziu 42 volumes, totalizando quase 10.000 páginas de aventuras emocionantes. Além disso, o sucesso de Dragon Ball deu origem a uma série de anime, filmes de longa-metragem, video games e uma infinidade de produtos.

Com seu estilo de desenho simples e habilidade excepcional para o design, Toriyama também deixou sua marca no mundo dos video games, criando personagens para a renomada série Dragon Quest, além de ter atuado como designer de personagens em jogos famosos como Chrono Trigger para Super Nintendo e o aclamado Tobal No. 1 para PlayStation. Mesmo após todos esses anos, ele continua a surpreender seus fãs com ocasionais novas histórias em mangá.

Fonte: X (Twitter Oficial)