Fãs no Japão dizem que o Isekai está acabando com os animes
Uma postagem recente em um fórum de comentários no Japão sobre animes Isekai, desencadeou um intenso debate entre os fãs de anime e games. O assunto quente em questão é a superexploração dos gêneros “isekai” e “mundos virtuais”, que têm dominado a indústria do entretenimento nos últimos anos.
- Spy x Family: IA mostra como Yor Forger ficaria na vida real
- Dragon Ball: IA revela o anime desenhado no Studio Ghibli
Embora “Natori_Kouki” reproduziu o mesmo comentário no Twitter dizendo sua opinião sobre o gênero “Isekai”.

“Devemos parar de falar sobre ‘isekai’ e ‘mundos virtuais’. No passado, quando você dizia que ‘é um anime como [x]’, automaticamente era descartado como uma cópia sem sequer ser considerado, você sabia? Por isso, havia tantos videogames e histórias originais no passado. Sei que provavelmente vão me chamar de antiquado por dizer isso, mas acho que os cenários e tramas são muito simples hoje em dia”.
O autor da postagem começa refletindo sobre como, no passado, mencionar que um anime era similar a outro automaticamente o desqualificava como uma mera imitação, sem nem mesmo dar uma chance. Mas essa atitude, segundo o autor, levou a uma maior diversidade de videogames e histórias originais no passado.

Entretanto a postagem gerou várias respostas por parte dos usuários nas redes sociais, alguns apoiando a opinião dele e outros defendendo a popularidade dos gêneros “isekai” e “mundos virtuais”.
Portanto o debate sobre a originalidade e a qualidade na narrativa do anime e dos games continua sendo um tema quente na comunidade de fãs japoneses.
Confira os comentários:
- Vejo regularmente tópicos como isekai e reencarnações abundantes por aí, mas muitos acreditam que se você nega algo que é popular é porque você é um idiota que se sente único.
- Acho que isso já é um formato. Como se o protagonista fosse um jogador de futebol, o campo é o palco. Eu avalio isso com base no fato de o que nele se desenvolve ser interessante ou não.
- Um idiota que só quer acreditar que suas obras favoritas da juventude eram originais. Uma enorme quantidade de trabalho é produzido em um estilo moderno, e então surgem gênios desse gênero e, a partir disso, ele volta a estar na moda. Sempre há algo em que basear uma obra, mesmo que lhe pareça original.
- Lixo é lixo. A Reencarnação de Outro Mundo é lixo desde o momento em que o gênero é definido, e mesmo assim, se houver gente suficiente, haverá um certo número de outliers, mas no final das contas, o gênero em si é lixo, não importa como você olhe para ele. Você olha, e isso não tem significado.
- Estou bastante impressionado com a originalidade da abordagem “isekai”, sim. De aventuras reais a reviravoltas no exílio, ascensão ao poder, gerenciamento de feudos/estados, vida lenta, criação de coisas, etc., você pode fazer isso o quanto quiser.
- É como dizer a uma peça de mistério: “Pare de contar histórias em que pessoas morrem e descubra quem fez isso”. É um jogo de ousadia para aceitar os limites do género e onde se diferenciar
- Geralmente, só quem diz que “os velhos tempos eram melhores” não percebe o quão limitados eram os seus conhecimentos e o seu campo de observação. Eles não percebem que mudaram.
Por fim concorda ou discorda sobre gênero dos animes Isekai ? Ademais aproveite e participe do nosso Canal no WhatsApp te vejo lá!
Fonte: Yaraon!