A renomada animadora Terumi Nishii (Jujutsu Kaisen) está lutando por melhorias nas condições de trabalho na indústria de anime japonesa, argumentando que os profissionais em período integral estão enfrentando desafios semelhantes aos de uma situação de sobrecarga.

Animadora de Jujutsu Kaisen afirma ‘péssimas condições’ de trabalho nos dias de hoje

Com mais de duas décadas de experiência na cena dos animes, Nishii desempenhou um papel fundamental na criação de séries de sucesso como “JoJo’s Bizarre Adventure”, “Jujutsu Kaisen”, “Mawaru Penguindrum” e “Rurouni Kenshin”. Mas numa entrevista recente com o site AnimeNewsNetwork, Nishii destacou uma série de problemas críticos que afetam os estúdios de anime em geral, incluindo a falta de apoio sindical, a contratação frequente de animadores não qualificados e os cronogramas exaustivos impostos aos funcionários em tempo integral.

Atualmente, Nishii está colaborando com a NAFCA (Japan Anime and Film Association) para abordar esses desafios e outros que assolam a indústria. Ele observou que os principais problemas estão levando os animadores ao limite de suas capacidades físicas e mentais. Ele compartilhou que frequentemente as horas extras são excessivas, tornando-se impossível cumprir prazos apertados, resultando em longas jornadas de trabalho. Diversos estúdios de renome, incluindo a MAPPA (responsável por “Jujutsu Kaisen” e “Attack on Titan”), enfrentaram preocupações semelhantes.

Nishii explicou que essas condições são o desdobramento inevitável de uma indústria que historicamente exigiu jornadas de trabalho extenuantes para atender às demandas de produção.

“As empresas japonesas têm operado em um ambiente onde os funcionários em tempo integral são submetidos a longas horas de trabalho há 20 ou 30 anos, mas em vez de se beneficiarem do status de ‘empregados em tempo integral’, eles acabam se sentindo mais como escravos… Somente nos últimos cinco anos é que as pessoas começaram a reconhecer que algo está fundamentalmente errado com a estrutura da indústria, onde, se você é inexperiente, espera-se que seus colegas de trabalho mais antigos abusem de você… Tenho a impressão de que estão buscando maneiras de manter a qualidade dos animes enquanto reformulam as estruturas do passado.”

A presença de animadores amadores agrava os desafios dos trabalhadores, pois os estúdios os recrutam devido à escassez de mão de obra qualificada. Embora frequentemente contratam animadores freelancers sem a devida qualificação, os profissionais mais experientes acabam tendo que dedicar mais tempo e esforço para corrigir erros.

A falta de sindicatos de animadores limita a capacidade dos funcionários dos estúdios de negociar salários e expressar preocupações, complicando a situação. “É uma situação desvantajosa não estar afiliado a um sindicato”, afirmou Nishii.

“ Acho que você estará em desvantagem se não estiver em um ”, disse Nishii. “ Afinal, a menos que você negocie em grupo, não poderá vencer, e mesmo que a situação de uma pessoa melhore um pouco, isso não significa que a de todos melhorará .”

Nishii e a NAFCA estão colaborando para realizar uma pesquisa abrangente com animadores em toda a indústria. Portanto o objetivo é que fornecemos ao governo japonês dados concretos sobre a situação da indústria de anime, facilitando assim a implementação de soluções práticas. No entanto a NAFCA desenvolve um “Teste de Competência de Animador”, melhorando avaliação de candidatos e habilidades de animadores freelancers com treinamento especializado.

Sinopse:

Desde que Yuji Itadori, um estudante do ensino médio, se envolveu com a sociedade secreta de feiticeiros chamada Jujutsu Kaisen, ele treina para enfrentar as maldições, seres malignos que assombram o mundo dos vivos. Portanto, para proteger os seus amigos e as pessoas inocentes, Yuji decide se unir aos feiticeiros jujutsu como um estudante em treinamento sob a guarda de Satoru Gojo, o feiticeiro mais forte de todos.

Por fim a 2ª temporada de “Jujutsu Kaisen” chegou, os fãs podem ficar tranquilos que MAPPA Studios já anunciou que a terceira temporada está em andamento, prometendo mais emoções.

Fonte: ANN