Akira Toriyama: Última Mensagem do Criador para os Fãs
Durante o evento Tokyo Anime Award Festival 2024, que por coincidência ocorreu no dia 8 de março, em Ikebukuro, o criador Akira Toriyama foi reconhecido na categoria ‘Contribuição para a Indústria de Animação’, deixando sua última mensagem pública para os fãs.
- Tite Kubo: Criador de BLEACH escreve despedida emocionante para Toriyama
- Luto de Kishimoto e Eiichiro Oda emociona fãs de Dragon Ball
Última Mensagem do Criador Akira Toriyama para os Fãs

Durante o evento, um espaço foi dedicado à exposição de mangás e ilustrações de Toriyama, além de painéis contendo uma breve biografia do mangaká, aclamado por criar “personagens dotados de um charme único que encanta o mundo” e ser reverenciado como “um mestre que deu vida a obras históricas”.
No entanto, os organizadores do evento não estivessem cientes do falecimento do autor, anunciado no mesmo dia em que o evento teve início. Como resultado, um comentário de Toriyama sobre o prêmio acabou sendo divulgado.
“Para ser sincero, nunca tive um grande interesse em anime, nem no passado. Mesmo quando minhas obras foram adaptadas para o formato de anime, acabo tendo vergonha de assumir que não as assisti muito, por isso peço que as equipes me perdoem. Há uns dez anos atrás, aliás, fui convidado para revisar o roteiro de um filme de anime de Dragon Ball e, na ocasião, acabei desenhando o cenário dos personagens e fazendo alguns designs simples. Foi incrível descobrir que esse tipo de trabalho era gratificante e divertido. Eu percebi que poderia confiar nos membros da equipe para cuidar das partes mais difíceis (risos).
É realmente embaraçoso para mim receber um prêmio de contribuição para a indústria da animação, do Tokyo Anime Award Festival. Muito obrigado!”
Sobre a nova animação de Dragon Ball, Dragon Ball Daima, Toriyama deixou a seguinte mensagem:
“Eu desenhei não apenas a história em si, mas também a visão de mundo, o design dos personagens e os mechas. Acredito que será uma produção rica em conteúdo, não apenas com ação intensa. Ficaria grato se vocês pudessem aproveitar ao assistir”.
O último comentário em vida de Toriyama terminou da forma mais dolorosa possível com a seguinte declaração:
“Devido ao meu estilo de vida na juventude, não estou muito confiante quanto a minha saúde, então não sei o quanto mais consigo fazer. No entanto, vou me esforçar para criar obras mais interessantes. Por favor, continuem me apoiando no futuro!”
Sobre o criador Toriyama de Dragon Ball:

Akira Toriyama deu início à sua jornada criativa em 1978 com a cativante história de Wonder Island, que ganhou vida nas páginas da Weekly Shonen Jump.
No entanto, foi com Dr. Slump, publicada semanalmente na Shonen Jump de 1980 a 1984, que ele conquistou o coração do público, gerando 18 volumes encadernados e se tornando a base do primeiro anime inspirado em uma obra de Toriyama.
Por fim a lenda Akira Toriyama brilhou ainda mais com a icônica série Dragon Ball. Reconhecida como um dos pilares da “Era Dourada da Jump”, Dragon Ball tornou-se um fenômeno global, levando Toriyama a dedicar-se intensamente à série de 1984 a 1995. Durante esses onze anos, ele produziu 42 volumes, totalizando quase 10.000 páginas de aventuras emocionantes. Além disso, o sucesso de Dragon Ball deu origem a uma série de anime, filmes de longa-metragem, video games e uma infinidade de produtos.
Fonte: X (Kami Sama Explorer)