8 motivos que fazem Frieren superar outros animes shounen
Desde que a adaptação animada fez a sua estreia, Frieren: Beyond Journey’s End virou um dos animes mais comentados desta temporada. Não foi à toa que o anime chamou tanta atenção pois ele introduz uma história emocionante e que não se prende aos clichês do shounen.
- Frieren: Stark mostra que o medo não impede que um personagem seja forte
- The Wrong Way to Use Healing Magic – 1ª Arte promocional divulgada
8 motivos que fazem Frieren superar outros animes shounen
Quem acompanha animes shonen deve lembrar que esse gênero carrega diversos clichês como treinamentos sem fim, poder da amizade, entre muitos outros. Conforme essa tendência cresce nos animes, muitas obras ficam enroladas por abusar disso. Contudo, Frieren é um dos animes que mostra um certo diferencial, superando esses clichês shounen. Portanto, confira nesta lista 8 motivos que fazem Frieren ter esse luxo em sua história.
1 – Uma protagonista que não grita ou faz escândalo
Nos animes shonen, personagens barulhentos são comuns, como Asta, Bakugo e muitos outros. No entanto, Frieren não segue este estereotipo. Sendo uma elfa milenar com uma perspectiva única da vida, ela age de forma introspectiva e distante em relação aos humanos. Por isso, ela é uma pessoa extremamente calma e que não se abala com os desafios de sua jornada.
2 – Uma protagonista semi-imortal
Enquanto muitos protagonistas shonen buscam poder e crescimento, Frieren é uma maga elfa que vive há milênios e já atingiu o auge de seus poderes mágicos. Sua história não é uma busca pelo poder, mas sim uma busca por magias bobas como hobby. Assim, ela torna a história divertida e interessante sem a necessidade de um conflito/missão exagerado.
3 – Uma mentora em vez de aluna
Nos animes shonen tradicionais, os protagonistas muitas vezes começam como alunos em busca de conhecimento e poder, sob a orientação de mentores experientes. Entretanto, Frieren assume o papel oposto, ela vira mentora de Fern, uma jovem aprendiz. Além disso, o tempo com a sua aprendiz também ensina várias coisas importantes a protagonista como a importância que o tempo de vida tem para os humanos.
4 – Sua jornada começa após o fim
Os heróis shonen geralmente embarcam em aventuras sem experiência, mas Frieren inicia a sua história após o final da jornada, quando os heróis já derrotaram o Rei Demônio e estão voltando para casa. Ou seja, sua aventura se concentra em coisas básicas e na perspectiva da protagonista sobre a vida humana. Ao invés de procurar superação para derrotar um inimigo poderoso, ela vive o cotidiano de uma nova e simples vida.
5 – Frieren não precisa de rivais
Uma das maiores tradições do shonen é a inclusão de rivais para o desenvolvimento dos personagens. Mas Frieren oferece uma jornada sem antagonistas ou competições externas. Ela não precisa de um rival para estimular seus objetivos pois a maga não tem grandes ambições e está satisfeita com uma aventura casual. O que a impulsiona é sua busca interna por compreensão, sem as restrições de tempo ou adversários.
6 – O tempo é inimigo da protagonista sem ela perceber
Depois que o Rei dos Demônios morreu, não existe mais nenhuma ameaça que chegue a ser o “grande vilão” em Frieren. Porém, ela enfrenta um grande dilema sobre o tempo curto e limitado da vida humana. Enquanto ela vive por milhares de anos, Frieren descobre que o tempo de vida é muito importante para os humanos já que eles vivem menos. Sua jornada ensina como o tempo vivido ao lado dos companheiros é preciosa devido a vida limitada deles.
7 – Segue um ritmo mais tranquilo
Enquanto muitos animes shounen correm em um ritmo frenético de batalhas, Frieren prefere a contemplação e a exploração das emoções dos personagens. Embora tenha batalhas no caminho, o anime se destaca pelos momentos tranquilos como uma conversa ou missão simples. Dessa forma, os personagens proporcionam uma experiência única e reflexiva sobre as suas vidas.
8 – O anime se destaca pelos momentos pequenos

O anime apresenta uma protagonista com milhares de anos e experiência, mas, apesar disso, a obra valoriza as pequenas experiências. Por exemplo, contemplar o nascer do sol com sua aprendiz e observar uma chuva de meteoros com os amigos são coisas simples comparadas ao que vemos em outros animes. Porém, esses momentos íntimos carregam uma profundidade emocional sem a necessidade de grandes batalhas.
Sinopse:
Logo após a derrota do rei demônio, o grupo dos heróis vitoriosos retorna para casa, pronto para se separar. Frieren, a maga, Himmel, o herói, Heiter, o sacerdote, e Eisen, o guerreiro, relembram sua jornada de uma década enquanto chega o momento de se despedirem.
Enfim, Frieren: Beyond Journey’s End é uma série de mangá japonesa escrita por Kanehito Yamada e ilustrada por Tsukasa Abe. Sendo então serializado na Weekly Shōnen Sunday da Shogakukan desde abril de 2020.
Você também acha que Frieren tem um diferencia no meio shounen? Deixe o seu comentário aqui embaixo!